PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Utilizamos óleo de palma como ingrediente na produção dos sorvetes
Mas, o que é óleo de palma?

A gordura de palma é um óleo de origem vegetal não hidrogenado e sem colesterol, que se obtém do mesocarpio do fruto da palmeira Elaeis guineensis, originária da África e América do Sul. O fruto da palmeira é ligeiramente avermelhado, tal como o óleo sem refinar. É um dos óleos com maior volume de produção e segundo o FAO é um dos óleos mais utilizados em todo o mundo. O fruto da palmeira emprega-se para extrair tanto o óleo de palma como o da sua amêndoa. Diferenciam-se na parte do fruto da que são extraídas. O óleo da sua amêndoa extrai-se da parte interior (endospermo da semente) e o óleo de palma se extrai do mesocarpio, isto é, da capa fibrosa e comestível. O óleo da sua amêndoa apresenta diferentes composições, é mais saturado, contém até 86% de ácidos gordos saturados, perante o 50% aproximado do óleo de palma. A diferença de outros óleos vegetais, é uma gordura sólida a temperatura ambiente, razão pela qual é denominada gordura e não óleo, esta é uma das principais característica pelo que esta gordura tem grande demanda no mercado. Só com temperaturas acima dos 35 C° torna-se líquida. Segundo os dados da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE), na União Europeia cada pessoa consome de média 59,3 quilos anuais de óleo de palma. Para obter o óleo de palma em bruto, utilizam-se processos mecânicos sobre o fruto (mesocarpio) da palmeira, obtendo-se assim um óleo que sem refinar é de cor laranja avermelhada devido ao seu elevado teor de carotenos: beta caroteno (provitamina), alfa-caroteno e licopeno. O seu consumo fresco está associado à benefícios à saúde, devido à concentração de vitamina A e vitamina E. Na elaboração do óleo de palma refinado, utilizam-se dissolventes químicos que aumentam assim o rendimento da extração, e posteriormente o óleo é refinado para ser apto para o consumo humano. O óleo de palma refinado, desodorizado e branqueado, muda de cor, de cheiro e de sabor. Durante estes processos se elimina o pó, a humidade e as impurezas, mas também perde-se vitamina A e outros carotenos. A acidez do óleo de palma é como máximo de 2 graus e se rança menos do que os óleos tradicionais. No ano de 2008 criou-se um certificado para promover a produção sustentável do óleo de palma (Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO)). Este certificado baseia-se em oito princípios e 39 critérios que se devem cumprir: Intensificação das atuais plantações ecológicas, conservação da biodiversidade, respeito das comunidades locais, assim como o regulamento relativo à aquisição de terras. No entanto, hoje em dia há ainda bastantes controvérsias em quanto ao impacto social e ambiental da sua produção.

E quais os benefícios?

Beneficio do Óleo de Palma Para os Níveis de Energia: Beta-caroteno é um dos principais componentes do óleo de palma, razão pela qual tem uma cor vermelho-alaranjado. Beta-caroteno é muito bom para melhorar a energia níveis e aumentar o equilíbrio hormonal no corpo.

Beneficio do Óleo de palma Para a Visão: O beta-caroteno é extremamente importante para melhorar a visão. Uma grande quantidade de antioxidantes podem ser encontrados no óleo de palma, que são os poderosos mecanismos defensivos do corpo. Eles são os subprodutos benéficos de celular metabolismo e pode proteger o corpo dos radicais livres. Os radicais livres são responsáveis por um monte de degradação celular e mutação, incluindo os danos que podem causar problemas de visão. Usando óleo de palma como um substituto para outros tipos de óleo pode prevenir a degeneração macular e cataratas.

Beneficio do Óleo de Palma Para Questões Cardiovasculares: O óleo de palma tem um alto teor de colesterol HDL e LDL, mas mesmo que um é bom (HDL) e o outro é ruim (LDL), ele ainda pode criar um equilíbrio saudável em seu corpo. Altos níveis de colesterol LDL podem aumentar suas chances de aterosclerose, que pode causar derrames e ataques cardíacos. Ao manter um equilíbrio saudável de colesterol (ambos que você precisa em seu corpo), você pode garantir um sistema cardiovascular mais saudável.

Beneficio do Óleo de Palma Para Prevenir o Câncer: Tocoferóis , que são tipos de Vitamina A, são antioxidantes naturais. Antioxidantes, como mencionado acima, são poderosos compostos defensivos que podem prevenir o câncer por neutralizar os radicais livres. Os radicais livres criam células saudáveis para mutar em células cancerosas, níveis tão elevados de tocoferol e óleo de palma são necessários.

Beneficio do Óleo de Palma Para Mulheres Grávidas: Deficiências de vitaminas são algumas das condições mais perigosas que podem enfrentar as mulheres grávidas e seus filhos nascituros. A Vitamina A, D, e E são encontrados em quantidades consideráveis em óleo de palma, e uma vez que o corpo não pode, naturalmente, retêm estas vitaminas , é necessário consumi-los na nossa dieta. Assegurar que as mulheres grávidas e seus filhos não enfrentam deficiências de vitaminas é um dos melhores aspectos da adição de óleo de palma à sua dieta.

SEJA UM REVENDEDOR

E desperte muito mais sorrisos para o seu negócio
Entre em Contato
  • Nosso Endereço
  • Av. Itavuvu, 5.845
    Jardim Santa Esmeralda
    Sorocaba/SP
  • Nossos Telefones
  • (15)3226.2653
  • (15)3226.3653